Você está em BLOG
Agosto Lilás: Educação e Conscientização Contra a Violência Doméstica
Agosto Lilás: Educação e Conscientização Contra a Violência Doméstica
O mês de agosto carrega um importante simbolismo: é tempo de vestir o lilás da conscientização e do combate à violência contra a mulher. Criada em alusão à Lei Maria da Penha (sancionada em 7 de agosto de 2006), a campanha Agosto Lilás busca alertar a sociedade para a urgência de enfrentarmos, com firmeza e sensibilidade, uma das formas mais silenciosas e devastadoras de violação de direitos humanos.
Mas o que a escola tem a ver com isso?
Tudo.
A escola é um espaço privilegiado de formação cidadã. É aqui que crianças, adolescentes e jovens aprendem valores fundamentais como o respeito, a equidade, a empatia e a justiça. Discutir o Agosto Lilás no ambiente escolar é, portanto, educar para a paz, para a prevenção e para o protagonismo social.
A violência doméstica não começa com agressões físicas. Ela pode se manifestar em palavras, no controle, na intimidação, no isolamento e no silêncio. E não se limita a um ambiente privado: ela reverbera na saúde emocional dos filhos, no rendimento escolar, nas relações interpessoais e em toda a comunidade.
Este mês também é um momento de orientar. Ensinar meninos e meninas que o amor não machuca, que relações saudáveis são construídas com diálogo e respeito mútuo. Mostrar que ninguém está sozinho — existem redes de apoio, profissionais preparados, leis de proteção e instituições como a escola que estão dispostas a escutar e acolher.
Ao abraçar o Agosto Lilás, damos um passo à frente na construção de um futuro mais justo e seguro para todas as pessoas. E cada atitude conta.
A informação salva. O silêncio protege o agressor. E a educação transforma!
✨ Vamos juntos construir uma sociedade mais justa, segura e acolhedora para TODAS as mulheres.
#AgostoLilás #FimDaViolência #EscolaConsciente #MariaDaPenha #EducaçãoTransforma #DigaNãoÀViolência #EmpatiaÉBase